top of page

Por que a gratidão nos torna mais saudáveis?

Atualizado: 22 de nov. de 2023

Nosso mundo está bastante confuso. A vida está mais agitada do que nunca, e muitas vezes temos a sensação de estarmos em uma rodinha de hamster. Mas considere isto: atitudes negativas são ruins para você. E a gratidão, ao que parece, deixa você mais feliz e com mais saúde. Se você investir em uma maneira de ver o mundo que seja mesquinho e frustrante, você terá um mundo que é, bem, mais mesquinho e frustrante.



Mas se você encontrar algum motivo autêntico para agradecer, qualquer coisa que esteja indo bem no mundo ou na sua vida, e colocar sua atenção nisso, então as estatísticas dizem que você estará em melhor situação.


Isso significa viver em constante negação e viver alienado do mundo? Claro que não.


A gratidão funciona quando você está grato por algo real.


Pelo que você realmente é grato? É uma pergunta que pode mudar sua vida.

Estudos recentes concluíram que a expressão da gratidão pode ter efeitos profundos e positivos na nossa saúde, no nosso humor e até na sobrevivência dos nossos casamentos.


Num estudo sobre gratidão, conduzido por Robert A. Emmons, Ph.D., da Universidade da Califórnia, e pelo seu colega Mike McCullough, da Universidade de Miami, os participantes designados aleatoriamente receberam uma de três tarefas.


A cada semana, os participantes mantinham um pequeno diário.


Um grupo descreveu brevemente cinco coisas pelas quais estavam gratos que ocorreram na semana anterior, outros cinco registraram problemas diários da semana anterior que os desagradaram, e o grupo neutro foi solicitado a listar cinco eventos ou circunstâncias que os afetaram, mas não lhes foi dito se deveriam se concentrar em acontecimentos positivos ou negativos.


Dez semanas depois, os participantes do grupo da gratidão sentiram-se melhores em relação às suas vidas como um todo, e ficaram 25% mais felizes do que o grupo incomodado.


Eles relataram menos queixas de saúde e praticaram exercícios em média 1,5 horas a mais.


A gratidão nos deixa mais saudáveis!


Pessoas que praticam gratidão diária se exercitam mais durante uma semana


Num estudo posterior, pediu-se às pessoas que escrevessem todos os dias sobre coisas pelas quais eram gratas.





Os participantes do grupo de gratidão tiveram retornos tão positivos quanto os participantes do estudo citado acima, mas também relataram oferecer a outras pessoas mais apoio emocional ou ajuda com um problema pessoal, indicando que o exercício de gratidão aumentou a sua boa vontade para com os outros.


Outro estudo sobre gratidão foi realizado com adultos com doenças neuromusculares congênitas e de início na idade adulta, sendo a maioria com síndrome pós-poliomielite. Em comparação com aqueles que não anotavam as suas bênçãos todas as noites, os participantes do grupo de gratidão relataram mais horas de sono todas as noites e sentiram-se mais revigorados ao acordar.


O grupo da gratidão também relatou mais satisfação com a sua vida como um todo, mais otimismo em relação à próxima semana e mais conexão com outras pessoas do que os participantes do grupo de controle.



Talvez o mais revelador seja o fato de as mudanças positivas terem sido perceptíveis para outros. De acordo com os pesquisadores, os cônjuges dos participantes do grupo de gratidão relataram que os participantes pareciam ter maior bem-estar do que os cônjuges dos participantes do grupo de controle.


Há um ditado que diz que se você esqueceu a linguagem da gratidão, nunca conseguirá falar com felicidade.

Vários estudos mostraram que a depressão está inversamente correlacionada à gratidão. Parece que quanto mais grata uma pessoa fica, menos deprimida. Indivíduos clinicamente deprimidos demonstram uma gratidão significativamente menor (quase 50% menos) do que os não deprimidos.


Se você quiser colher os benefícios do agradecimento no seu dia e na sua saúde, aqui estão algumas coisas simples que você pode fazer para criar um impulso positivo em direção a uma vida mais feliz e plena:


  1. Mantenha um diário de três coisas pelas quais você é grato. Isso funciona bem logo de manhã ou logo antes de ir para a cama.

  2. Tenha o hábito de dizer ao seu cônjuge, parceiro ou amigo algo que você aprecia neles todos os dias.

  3. Olhe-se no espelho quando estiver escovando os dentes e pense em algo que você fez bem recentemente ou em algo que você gosta em você.


cadernos diário para exercício de gratidão e agradecimento - uma forma de manter a saúde física e mental

Claro que este mundo nos dá muitos motivos para nos sentirmos vez ou outra deslocados.


Mas quando saímos do caminho rápido para a morbidade e cultivamos, em vez disso, uma atitude de gratidão, as coisas não apenas parecem melhores – elas realmente melhoram.



A gratidão é boa.

É boa para você e é uma bênção para as pessoas ao seu redor também.


É uma situação em que todos ganham!



Faça parte desta transformação de saúde e bem estar com a OX Saúde

bottom of page